Consultório da Mente

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

 

IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental - 04 a 07 de setembro de 2014

 

O IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental com o tema "Navegando pelos rios da Saúde Mental da Amazônia: Diversidades culturais, saberes e fazeres do Brasil” Pretende conhecer as diversidades culturais que traz no seu conteúdo o contexto de culturas plurais , regionalizadas, mas que se encadeia e contribui com a diversidade no campo da saúde mental no cenário nacional e internacional. Com uma visão sobre os saberes populares construídos pelos povos da Amazônia e do Brasil e sua articulação com o saber científico possibilitando ações mais criativas no âmbito da Saúde mental. Discutindo práticas e buscando aproximações de ações intersetoriais, propomos um encontro entre os diversos atores sociais, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores, trabalhadores, usuários e familiares - para maturidade da produção científica na área Saúde Mental , incentivando o emponderamente dos atores sociais em sua luta política frente à necessidade de se definirem novos rumos para a saúde mental, de modo a fortalecer as práticas da rede dentro do Sistema Único de Saúde e na articulação intersetorial.
E assim, ligar-se com as transformações que vem ocorrendo no campo da saúde mental no Brasil, em seus aspectos: teórico-conceitual, técnico-assistencial, jurídico-político e sociocultural. As transformações na maneira de lidar com a loucura, rompendo com o estigma e o preconceito, serão discutidas na avaliação da implementação de novos direitos para as pessoas com transtorno mental.
Os indicadores de saúde mental serão discutidos nas diferentes atividades sobre a organização da rede de saúde mental, que vem se ampliando no Brasil. As diferentes reflexões sobre as políticas de saúde mental serão realizadas com a avaliação dos doze anos da Lei 10.216, que vem sendo implantada respeitando a diversidade cultural existente no Brasil. Já no título do IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental esta diversidade é colocada em destaque. Contamos com a participação dos novos atores sociais – os usuários dos serviços de saúde mental – que é de extrema importância para a implantação da Reforma Psiquiátrica, seja nas manifestações políticas, mas ainda, nas manifestações culturais e estratégias de emancipação e autonomia.
O IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental terá um caráter internacional, uma vez que receberemos convidados de outros países como Itália, Espanha e Argentina, além daqueles que fazem fronteira com a região norte. Mas sua característica é discutir as políticas públicas de saúde mental que vem sendo implantada no Brasil e nos países convidados, assim como realizar uma análise comparada entre tais países. Devido a diversidade cultural brasileira, procuramos demonstrar as características da região norte, entendendo-a como parte integrada da cultura brasileira. Este aspecto se mostrou importante dado que a Reforma Psiquiátrica deve ser entendida como uma prática que possui diferentes formas de ser implantada, tendo por base a Lei 10.216, aprovada em 2001.
O evento será de grande porte, com uma perspectiva de participantes em torno de 4 mil pessoas. Esta previsão deve-se à média de participantes dos três primeiros congressos, realizado em, Florianópolis, Rio de Janeiro e Fortaleza.
Contaremos com um alto conteúdo científico, uma vez que alguns dos principais coordenadores de programas e pesquisadores de pós-graduação strictu e latu senso, tanto no campo da saúde mental como da saúde coletiva estarão participando, assim como muitos pesquisadores nacionais e internacionais. A exemplo dos congressos anteriores, acredita-se que será bastante expressiva a inscrição de trabalhos de pesquisa produzidos por estudantes de graduação e pós-graduação. Foi constituída uma Comissão Científica que avaliará os trabalhos inscritos e formulará os convites para os expositores das atividades centrais (muitas das quais já definidas, assim como os convidados).
O IV Congresso Brasileiro de Saúde Mental pretende ser mais que um encontro científico. Ele pretende aglutinar militantes sociais para que possam trocar saberes e fazeres, científicos e populares em torno da saúde mental e atenção psicossocial ampliando os aspectos intersetoriais e transdisciplinares deste complexo campo. Esta participação dos militantes vem de encontro as determinações do SUS da participação social na elaboração das políticas públicas de saúde. Fazendo parte do congresso realizaremos a Feira Nacional de Economia Solidária de Saúde Mental evidenciando inicativas criativas de inclusão social pelo trabalho.
Em consonância com a IV Conferência de Saúde Mental pretende-se no IV Congresso promover discussão interesetorial sobre a saúde mental, com atores sociais, pesquisadores, estudantes, usuários, familiares e os profissionais que atuam neste campo de práticas e saberes, um dos mais vibrantes e produtivos no âmbito do Sistema Único de Saúde. A realização do IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL atende a necessidade na perspectiva da consolidação de um sistema de saúde que tem como princípios a integralidade, a universalidade de acesso e a descentralização e a transformação do modelo assistencial em saúde mental, assim como o subsistema de Atenção à Saúde Indígena, criado pela Lei Arouca que modifica o SUS e prevê a atenção diferenciada para os povos indígenas.

.Informações

Local do Evento
Manaus - AM
Universidade Nilton Lins

Inscrição
Procedimento e Preços
CLIK AQUI

Contato
Contatos pelo site CLIK AQUI

Mais Informações Utilizar o Site

 

Calendário de Eventos

Julho 
02.07 - Dia do Hospital 
10.07 - Dia da Saúde Ocular 
13.07 - Dia do Engenheiro de Saneamento 
13.07 - Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente 
25.07 - Aniversário de Criação do Ministério da Saúde 
27.07 - Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho 
28 – Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais 

Precisamos Saber

Que Tempo Levo Para Ejacular
 
 
Encontre um profissional no seu estado

 


Pensamento do Dia

Os que acreditam que com dinheiro tudo se pode fazer, estão indubitavelmente dispostos a fazer tudo por dinheiro.(Beauchène)

Psicopatas. Eles estão entre nós

Artigos de vários Terapeutas

                                                                  Kristina Randle
Dra.Kristina Randle, Ph.D., LCSW é psicoterapeuta licenciado e Professor Assistente de Serviço Social e Forense, com vasta experiência no campo da saúde mental.
Marie Hartwell-Walker, Ed.D.
Dr. Marie Hartwell-Walker é licenciado em Massachusetts tanto como um psicólogo e casamento e terapeuta de família e tem sido, na prática há mais de 30 anos.
Holly Counts, PsyD
Dra.Holly Counts, Psy.D. é um psicóloga clínico licenciado em Ohio. Ela utiliza uma abordagem mente, corpo e espírito para a cura.
Daniel J. Tomasulo
Dr.Daniel J. Tomasulo, Ph.D., TEP, MFA é um psicólogo, treinador psicodrama e escritor sobre corpo docente da Universidade de Nova Jersey City


Informação

 

 

Atenção Internautas

 O Consultorio da Mente alerta aos internautas que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do Consultorio da Mente. As falsas mensagens informam que o usuário tem algum tipo de divida . Depois há um pedido para "clicar" em um link anexado a mensagem.

O Consultório da Mente não envia mensagens eletrônicas sobre cobranças . Somente entra em contato via e-mail com usuários que utilizaram os canais apropriados no site.

Portanto, ao receber a mensagem suspeita, orientamos que ela seja encaminhada para o endereço crime.internet@dpf.gov.br e, logo em seguida, apagada.

 

 

Nós temos 28 visitantes online