Consultório da Mente

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Balinha. Que droga é essa ?

 

Nas ultimas décadas o consumo de balas aumentou consideravelmente pelo público jovem e, com isso o índice de mortalidade também. Mas afinal, que droga tão perigosa é essa?A gíria bala se refere a qualquer uma dessas drogas: Ecstasy, MDMA, pílula do amor, Helena, cristal, ice, entre outras. Estas são drogas produzidas em laboratórios clandestinos e possuem como base a anfetamina.

 

A anfetamina foi originalmente desenvolvida para inibição do apetite e manter o indivíduo acordado, em alerta.Os efeitos produzidos pela bala são de intensa euforia, aumento da auto estima, empatia, sensação de bem estar e de muita energia, intensificação da percepção de sons e cores (como se as cores tivessem sons e sons tivessem cores), além da hipersensibilidade ao toque, dando a sensação de que essas drogas são afrodisíacas.

Por esse motivo são drogas muito conhecidas e utilizadas em festas raves, em que o som das batidas repetidas e estridentes das músicas estimula os efeitos da mudança da percepção dos sons e cores. Além disso, o contato com outras pessoas é hiper estimulado, gerando sensação de prazer sexual.

Num primeiro momento parecem ser inofensivas e longe de causar dependência. Mas isso não é verdade. Muitas pesquisas apontam que essas drogas são muito perigosas, por expor o indivíduo a um risco de morte imediato e causar tolerância, importante característica no desenvolvimento da dependência.

O risco de morte imediata se dá uma vez que a anfetamina provoca a elevação da pressão arterial e aumento da temperatura do corpo, podendo causar uma série de complicações clínicas como taquicardia, desidratação e insuficiência renal, assim como início de processo de falência múltipla dos órgãos, levando o indivíduo a óbito.

Já a dependência é causada pela necessidade de aumento do uso, pois a quantidade utilizada não atinge os efeitos como antes. O indivíduo passa então, a utilizar duas ou mais doses por noite, podendo estender o uso para durante a semana. Os efeitos indesejáveis após o uso como depressão, ansiedade, agitação, insônia podem também reforçar a necessidade de utilizar novamente a droga.

É muito comum indivíduos que fazem uso dessas drogas apresentarem sintomas como agressividade, alucinações e delírios, podendo desenvolver comportamentos suicida e homicida. Por essas razões, acabam tendo sérios problemas com a justiça, necessitando de intervenção por parte de profissional especializado como Psiquiatra Forense ou Psicólogo Jurídico, os quais poderão avaliar a sanidade mental e analisar a capacidade de entendimento e determinação do indivíduo num processo.O tratamento para a dependência dessas substâncias existe e tanto o indivíduo quanto a família devem procurar ajuda!

Lembre-se,ecstasy, MDMA, E., pílula do amor, ou seja, as chamadas balas são drogas de alto risco e o indivíduo que faz uso deve receber orientação, mesmo não apresentando desejo de interromper o uso!

Se você quer saber mais sobre essas substâncias, no site Vida Mental você encontrará cursos que esclarecem essa e outras dúvidas sobre a dependência química. Clique no link abaixo e confira!


Dr. Hewdy Lobo Ribeiro
Médico Psiquiatra Forense pela ABP
Psiquiatra ProMulher IPQ-HC-FMUSP

 

Calendário de Eventos

Agosto
01 a 07.08 - Semana Mundial da Amamentação
05.08 - Dia da Farmácia
05.08 - Dia do Nascimento de Oswaldo Cruz
05.08 - Dia Nacional da Saúde
08.08 - Dia Nacional de Combate ao Colesterol
10.08 - Dia da Enfermeira
24.08 - Dia da Infância
27.08 - Dia do Psicólogo
28.08 - Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento
29.08 - Dia Nacional de Combate ao Fumo
31.08 - Dia do Nutricionista

Precisamos Saber

Que Tempo Levo Para Ejacular
 
 
Encontre um profissional no seu estado

 


Pensamento do Dia

Aqueles que tornam impossível uma revolução pacífica tornam inevitável uma revolução violenta. (J. F. Kennedy)

Psicopatas. Eles estão entre nós

Artigos de vários Terapeutas

                                                                  Kristina Randle
Dra.Kristina Randle, Ph.D., LCSW é psicoterapeuta licenciado e Professor Assistente de Serviço Social e Forense, com vasta experiência no campo da saúde mental.
Marie Hartwell-Walker, Ed.D.
Dr. Marie Hartwell-Walker é licenciado em Massachusetts tanto como um psicólogo e casamento e terapeuta de família e tem sido, na prática há mais de 30 anos.
Holly Counts, PsyD
Dra.Holly Counts, Psy.D. é um psicóloga clínico licenciado em Ohio. Ela utiliza uma abordagem mente, corpo e espírito para a cura.
Daniel J. Tomasulo
Dr.Daniel J. Tomasulo, Ph.D., TEP, MFA é um psicólogo, treinador psicodrama e escritor sobre corpo docente da Universidade de Nova Jersey City

Dr. Fernando Weikamp -Neuropsicanalista - Psicanalista Clinico - CBP/SP nº 00439 Faculdades Médicas de Psicoterapia Unidas FAMEHP -São Paulo,- Diplomado em psicologia pela Universidade do Arizona em Master of Psychology and Medicine -Membro ABENEPI -Associação Brasileira de Neurologia,Psiquiatria Infantil -Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia -Membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar -Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental

 

 

Informação

 

 

Atenção Internautas

 O Consultorio da Mente alerta aos internautas que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do Consultorio da Mente. As falsas mensagens informam que o usuário tem algum tipo de divida . Depois há um pedido para "clicar" em um link anexado a mensagem.

O Consultório da Mente não envia mensagens eletrônicas sobre cobranças . Somente entra em contato via e-mail com usuários que utilizaram os canais apropriados no site.

Portanto, ao receber a mensagem suspeita, orientamos que ela seja encaminhada para o endereço crime.internet@dpf.gov.br e, logo em seguida, apagada.

 

 

Nós temos 18 visitantes online