-- -- Salas de Leitura
 

Consultório da Mente

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Salas de Leitura

 

Anedonia, perda da capacidade de sentir Prazer

E normalmente ocorrer sem que familiares e amigos se deem conta. Uma espécie de “congelamento” emocional faz com que o indivíduo fique imune a qualquer tipo de emoção ou sentimento, como se estivesse “blindado” a qualquer tipo de reação emotiva ou afetiva.

Leia mais...
 

Como Identificar Transtorno da Personalidade Narcisista numa liguagem simples

DesconhecidoTranstorno da Personalidade Narcisista (NPD) é quando uma pessoa é excessivamente preocupado com o poder, a vaidade, prestígio e são incapazes de ver os danos que podem estar causando a si ou para outrem. Pessoas com NPD tem um sentimento exagerado de auto-importância, senso de direito, e não têm empatia.

Leia mais...
 

Enxaqueca, insônia e até depressão são alguns dos sintomas da falta de serotonina.

Entre as substâncias que mais são necessárias no organismo para desempenharmos as funções do dia a dia a Serotonina praticamente encabeça a lista. Ela faz parte dos neurotransmissores do cérebro, ou seja, ela faz a transmissão de dados entre neurônios.

Leia mais...
 

O que faz a seretonina

A serotonina é um um neurotransmissor, uma substância envolvida na comunição dos neurônios, associada a regulação do humor, emoções, sono e apetite. Os inibidores seletivos da recaptação de serotonina agem impedindo a retirada da serotonina da fenda sináptica, local onde este neurotransmissor exerce suas ações. Deste modo, a serotonina permanece disponível por mais tempo, causando melhora no humor dos pacientes.

Leia mais...
 

É preciso fazer aqui uma distinção entre o medo e a fobia.

O medo é um sentimento que nos avisa quando a situação exige uma atitude de fuga ou de ataque e o nosso organismo se prepara para uma ação rápida, forte, intensa. É um sentimento fundamental para a proteção de nossa espécie, pois surge diante de algo iminente, apropriado à situação a qual representa - diante de uma cobra venenosa, ou um ladrão em sua casa, por exemplo. Já a fobia, é um medo exagerado e desproporcional, pois surge diante de algo que não representa perigo, causando enorme angústia, principalmente quando paralisa o sujeito.

 

 

 

Perdas ou Ganhos

As perdas são partes da vida. As perdas são necessárias porque para crescer temos de perder, não só pela morte, mas por abandono, pela desistência.

Leia mais...
 

A acumuladores de  objetos

 

Você deve conhecer pessoas que tem o estranho hábito de acumular objetos, roupas, papéis, alimentos por muito tempo, para além do necessário, do prazo de validade e da usabilidade em alguns momentos até rebuscam objetos do lixo para guardarem. São os chamados acumuladores e sofrem de um tipo de transtorno de ansiedade.  Pessoas que tem um sentimento muito forte pelos objetos que guardam.

Leia mais...
 

Síndrome de Burnout. O que é isso

 

Com o mercado competitivo, ter estresse é normal e até nos ajuda a tomar decisões no trabalho e na vida pessoal. “Em certa quantidade pode ser positivo e mesmo necessário”, avalia Marine Meyer Trinca, psicóloga da Medicina Preventiva do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Entretanto, se isso é uma constante, principalmente quando chega a hora de entrar na empresa, a questão pode ser um pouco mais séria. No fim da década de 60, estudiosos previram a nova doença, classificada como síndrome de burnout.

Leia mais...
 

Timidez & Vergonha

 

 

O individuo  tímido é alguém com receio. Receio de quê? A lista é enorme: de ser criticado em público; de não ser o melhor; de não atingir as expectativas dos outros (principalmente dos pais); de tomar decisões que possam ser mal interpretadas; ou, simplesmente, de ouvir um “não”

 

Leia mais...
 

Quais são os efeitos da falta de oxigênio para o cérebro?

 

Em geral, o cérebro pode suportar até 3-6 minutos, sem oxigénio antes do dano cerebral ocorre, mas este pode variar de pessoa para pessoa. Se o cérebro vai sem oxigênio mais do que isso, danos graves e, muitas vezes irreversível, é provável que ocorra. Depois de dez minutos, o dano neurológico grave geralmente tem ocorrido. Muito poucas pessoas a recuperar qualquer função cognitiva depois que o cérebro tem ido 15 ou mais minutos sem oxigênio.

Leia mais...
 

Vitamina D e Esclerose Múltipla 


Qual a concentração da vitamina D no sangue deve ser considerada normal em nível populacional?

A maioria dos estudos que definem esses valores foram realizados em pessoas saúdaveis ou com problemas ósseos. A Sociedade Americana de Endocrinologia defende que insuficiência de vitamina D é quando a concentração de vitamina D no sangue é menor que 20 ng/mL, deficiência seria de 21 a 29 ng/mL e normal entre 30 e 100 ng/mL. O Instituto de Saúde da Academia Americana de Saúde (IOM) considera que a concentração da vitamina D no sangue em torno de 20 ng/mL é suficiente.

Leia mais...
 


Será que utilizamos mesmo apenas 10% de nosso cérebro?

Um dos mitos mais conhecidos sobre o cérebro é o de que utilizamos apenas 10% de sua capacidade.
É uma ideia atraente, pois sugere que poderíamos ser muito mais inteligentes, bem-sucedidos e criativos se conseguíssemos aproveitar os outros 90% que podemos estar desperdiçando

Leia mais...
 

Depressão desajusta relógio biológico

Depressão desajusta relógio biológico.Um estudo do cérebro de pessoas saudáveis e de pessoas com depressão revelou que o relógio biológico de pessoas com depressão é alterado em nível celular.

Leia mais...
 

Cérebro humano, como é dificil te conhecer

 

Cérebro em mutação

O cérebro humano é a estrutura biológica mais complexa na Terra.
Ele tem cerca de 100 bilhões de neurônios, segundo os últimos cálculos. Cada neurônio tem milhares de conexões com outros neurônios, mas podem também se comunicar uns com os outros à distância.

Leia mais...
 

Pensamentos suicidas

 

Entenda o que gera o comportamento suicida e como esse gesto externo pode ser evitado.O desespero beira o insuportável. A cada dia, o sofrimento – físico ou emocional – fica mais intenso e viver torna-se um fardo pesado e angustiante. Sua dor parece incomunicável; por mais que você tente expressar a tristeza que sente, ninguém parece escutá-lo ou compreendê-lo. A vida perde o sentido. Você sonha com a possibilidade de fechar os olhos e acordar num mundo totalmente diferente.

Leia mais...
 

Terapia de casal ajuda alguma coisa ??

Veja, conflitos existentes em cada individuo é particular. Eu sempre digo que a felicidade não esta no outro, precisamos buscar a nossa relação que esta dentro de cada um de nós e não no outro.

Leia mais...
 

 

Conheça as características de um psicopata...Você pode estar com um a seu lado

 

Ter vergonha de algumas coisas, explodir de raiva em certos momentos, dramatizar situações ou ter atitudes egoístas esporadicamente é comum na vida de grande parte das pessoas. O problema é quando algumas características passam a ocorrer com frequência e em exagero. Ao ultrapassar esta linha tênue, o diagnóstico pode ser de transtorno de personalidade - também conhecido como sociopatia, condutopatia e psicopatia. "Todos nós temos um pouco de tudo, o problema é a quantidade deste distúrbio", comenta o psiquiatra forense Guido Palomba.

Leia mais...
 

 

Os sintomas de transtorno de personalidade narcisista

 

Os sintomas mais comuns de narcisismo são:

Leia mais...
 

 

A violência doméstica

 

A violência doméstica é um problema que acontece em ambos os sexos e não costuma obedecer nenhum nível social, econômico, religioso ou cultural específico, como poderiam pensar alguns.Tenho a convicção  que grande parte da violência doméstica é fruto do conceito familiar. Filhos que  presenciaram agreções de pais e marcaram no inconciente o quadro que assistiram.

Leia mais...
 

 

O que são Transtornos da Personalidade?

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico (DSM-IV) , um transtorno de personalidade é um padrão "duradouro de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente a expectativa da cultura do indivíduo, é generalizado e inflexível, tem seu início na adolescência ou início da idade adulta , é estável ao longo do tempo, e conduz a sofrimento ou prejuízo. " Porque esses transtornos são crônicas e penetrante, que pode levar a deficiências graves na vida diária e em funcionamento

Leia mais...
 

O que é o Transtorno de Personalidade Borderline?

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH), transtorno de personalidade borderline é:

"Uma doença mental séria caracterizada pela instabilidade pervasive nos modos, relações interpessoais, auto-imagem e comportamento. Essa instabilidade muitas vezes desorganiza a vida familiar e trabalho, planejamento de longo prazo, e sentido do indivíduo de auto-identidade".

Leia mais...
 

Enxaqueca .. Aiii  dor de cabeça  - como lidar

 

O corpo não foi criado para lidar com tipo de estresse em uma base regular". A resposta do corpo ao estresse é reduzir a temperatura do corpo e dilatar os vasos sanguíneos, o que torna os pacientes mais suscetíveis aos gatilhos da enxaqueca. Socorro é possível, mas requer um plano coordenado de ataque. Aqui estão sete movimentos essenciais que uma pessoas que tenha  enxaqueca deve dominar.

Leia mais...
 

O que é um individuo Psicopata?

 

O termo “psicopata” caiu na boca do povo, embora na maioria das vezes seja usado de forma equivocada. Na verdade, poucos transtornos são tão incompreendidos quanto a personalidade psicopática.

Leia mais...
 

Os sintomas e tipos da esquizofrenia

 

A esquizofrenia é uma desordem mental que é caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sintomas durante, pelo menos, um mês:

Leia mais...
 

 

O início da esquizofrenia

O início da esquizofrenia na maioria das pessoas é uma deterioração gradual que ocorre no início da idade adulta - geralmente em 20 anos de uma pessoa. Entes queridos e amigos podem detectar sinais de alerta muito antes de os primeiros sintomas da esquizofrenia ocorrer.

Leia mais...
 

Transtornos do Humor (bi-polar)

 

O transtorno bipolar pertence à categoria das experiências de saúde mental chamados transtornos de humor. Transtornos de humor são assim chamados porque sua característica principal é uma mudança significativa ou perturbação no humor. Transtornos de humor são classificados em quatro grupos:

Leia mais...
 

Ato Falho

Muitos de nós já experimentou o que é comumente referido como um ato falho . Essas distorções são acreditados para revelar subjacentes, pensamentos ou sentimentos inconscientes. Veja este exemplo:

James acaba de começar um novo relacionamento com uma mulher que conheceu na escola. Ao falar com ela uma tarde, ele acidentalmente a chama pelo nome de sua ex-namorada.

Leia mais...
 

O que é o Amor

Dentro do conceito do amor, existem algumas fórmulas de expressão, com as quais o individuo não consegue expor com clareza o que quer dizer e torna-se sem profundidade sua expressão.Vejamos algumas linguagens populares: Amor é se doar por inteiro – Amor é dar sem pedir nada entronca etc..

Leia mais...
 

Quando amar é um problema

Depressões profundas e, por vezes, tendências suicidas podem resultar do ciúme excessivo e do amor patológico, dois distúrbios mentais identificados há poucos anos que estão ganhando mais atenção.

Leia mais...
 

 

O que é o Amor

Dentro do conceito do amor, existem algumas fórmulas de expressão, com as quais o individuo não consegue expor com clareza o que quer dizer e torna-se sem profundidade sua expressão

Leia mais...
 

90% da nossa atividade mental se processe em modo  inconsciente

Estima-se que mais de 90% da nossa atividade mental se processe em modo não consciente, isto é, sem a nossa percepção e conhecimento. É fácil de entender, por exemplo, que milhares de memórias e conhecimentos estejam fora do nosso alcance consciente mas estão algures guardados no cérebro.

Leia mais...
 

Você ja faz terapia há muito tempo e ainda não atingiu suas metas e mudanças? 

Uma colega da clinica me enviou um e-mail sobre uma matéria publicada numa pesquisa da Filândia

Leia mais...
 

Anorexia Sintomas Danos e Tratamento

Transtorno alimentar que se caracteriza pela insuficiência alimentar. A pessoa cria métodos para evitar a ingestão de alimentos, devido ao medo exagerado que tem de engordar, ocasionando diversos problemas de saúde e podendo levar à morte. É uma doença complexa que envolve componentes psicológicos e fisiológicos, atinge, na maioria dos casos, mulheres, principalmente as jovens e adolescentes.

Leia mais...
 

TOC - Medicamentos e Respostas do Tratamento

Em geral é gradual, podendo ser progressivo ao longo de vários meses e não rapidamente
como ocorre em outras doenças como a depressão ou o pânico. A melhora tende ainda a ser
incompleta, isto é, não há em geral uma eliminação total dos sintomas, embora 40 a 60% dos
pacientes obtenham uma redução significativa na sua quantidade e intensidade.

Leia mais...
 
Exercicio para Transtorno Obsessivo Compulsivo
Até bem pouco tempo não se dispunha de um tratamento efetivo para o TOC. Felizmente,foram desenvolvidas terapias que conseguem melhorar a vida de mais de 80% dos pacientes e, em muitas situações, eliminar os sintomas completamente.
Leia mais...
 

 Impaciência ou Intolerância ?
 

 

Nas manifestações em que expressamos a impaciência, a primeira providência é investigar onde está sua origem, que a gerou, e buscarmos  então saber sobre a verdadeira importância daquilo que nos intranqüiliza.

Leia mais...
 

Como tratar a dependência química?

Não existe um tratamento universal, que sirva para todas as dependências nem para todos os indivíduos.

Leia mais...
 

Pais & Filhos : Como é esse relacionamento

O pior é que os pais e mestres projetam seus próprios preconceitos,problemas e culpas na educação das crianças.

Leia mais...
 

A qualidade da viagem será sempre melhor  

A qualidade da viagem sempre será mais importante do que o seu destino final. Você não precisa ser a pessoa mais rica, mais inteligente, mais bem vestida. Certamente, você não precisa ser perfeita, sempre se comparando com os outros, este pode ser o caminho mais rápido para a tristeza. Em vez de buscar cegamente a perfeição, lute pela excelência em tudo que fizer. Basta ser uma pessoa atenciosa.

Leia mais...
 

Os exercicios fisícos influem nos sintomas depressivos ou de ansiedade 


SIM.Tem sido preconizado que a prática sistemática de exercício físico está associada a menor ocorrência de sintomas depressivos ou de ansiedade em praticantes freqüentes e, mesmo em pessoas consideradas depressivas, a adoção de programas de exercício físico tem se mostrado eficaz na redução dos sintomas .

Leia mais...
 

Complexo de Édipo


O texto que se segue é, em sua maior parte, um resumo que fiz dos pontos que considerei mais importantes do livro “Édipo – O complexo do qual nenhuma criança escapa”, do autor J.-D. Nasio, Jorge Zahar Editor.

Leia mais...
 

O ansioso sente um medo, apreensão e tensão constante, além do normal

O ansioso sente um medo, apreensão e tensão constante, além do normal.

Leia mais...
 

O stress e a insatisfação consigo mesmo

É preciso relaxar
Mesmo sem números concretos, de uma coisa os especialistas têm certeza: a pressão nos variados ambientes profissionais tem sido cada vez maior. "Nos últimos 10 ou 15 anos, principalmente nas grandes cidades, a vida tornou-se mais rápida e mais agitada. Hoje, sentir-se estressado praticamente integra o cotidiano profissional". Em si, a reação do stress é uma invenção sensata da Natureza, porque auxilia o ser humano (e todos os vertebrados) a enfrentar situações de perigo.

Leia mais...
 

A Mente

A "mente" humana é como o HD de seu computador, o que está na tela e o que você está registrando são como as informações contidas no seu "consciente", os arquivos contidos no HD são seu "sub-consciente" e tudo que você deletou mas que ainda permanece em alguma parte de seu HD, ocupando espaço, é seu "inconsciente".

Leia mais...
 

Crianças que mentem

As pessoas aprendem desde cedo as vantagens da mentira.

As crianças mentem com freqüência para seus pais em função da repreensão ou aprovação. Precocemente as crianças aprendem a mentir quando uma das avós pergunta de qual avó ela, a criança, gosta mais.

Leia mais...
 

 Os psicanalistas

Os psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho - Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.

Leia mais...
 

Nosso Orgulho é controlar a vida do outro

Para ser bom mestre não é preciso fazer seguidores ou discípulos, nem mesmo possuir cortejos ou comitivas, mas simplesmente fazer com que cada ser descubra em si mesmo o seu próprio guia.

Leia mais...
 

A Realidade do outro


Todas relações humanas envolvem emoções e sentimentos. Na realidade, todo relacionamento do sujeito com o objeto envolve sentimentos e emoções, melhor ainda seria dizer que todo contacto da pessoa com a realidade envolve sentimentos e emoções.

Leia mais...
 

O Cérebro  nosso de cada dia

Tanto o sucesso quanto o fracasso podem causar grande pressão no cérebro e no sistema nervoso em geral.

Leia mais...
 

A mente precisa ser treinada e disciplinada

Desde a infância não aprendemos que a mente é parte essencial do corpo. A tendência da maioria dos pais, de todas as épocas, é achar que filho não pensa, não tem cabeça, e repete a cena acontecida com seus pais.( Cultura familiar)

Leia mais...
 

Calendário de Eventos

Setembro
01.09 - Dia do Profissional de Educação Física.
03.09 - Dia do Biólogo
05.09 - Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística
05.09 - Dia do Oficial de Farmácia
08.09 - Dia Nacional de Luta por Medicamento
08.09 - Dia Mundial da Raiva
09.09 - Dia do Veterinário
10.09 - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
21.09 - Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência.
27.09 - Dia Nacional da Doação de Órgãos
29.09 - Dia Mundial do Coração

Precisamos Saber

O que é mais importante na sua relação
 
 


Pensamento do Dia

Como seria satisfatório viver sem remorsos, poder a cada instante enfrentar a própria mente e trazer à memória o bem que se fez aos semelhantes, não achando na própria conduta senão objetos agradáveis e plausíveis. (Paul Henri Dietrich HOLBAHC, filósofo francês)

Psicopatas. Eles estão entre nós

Artigos de vários Terapeutas

                                                                  
Dra.Rita Souza Bruni CRP  06/92547é Psicologa Psicóloga, especialista em Psicologia Analítica.Possui experiência nas áreas de atendimentos clínicos, testes e avaliações Psicológicas, elaboração de palestras e treinamentos.Realiza atendimento clínico de adolescentes e adultos, orientação profissional e acompanhamento emocional a noivas e casais. mental.
Dra. Nájila Tamires da Silva é Psicóloga em atendimento clínico. Utiliza uma abordagem voltada a psicologia comportamental. Com experiência em atendimento clínico individual e em grupos de crianças, adolescentes e adultos. Realiza acompanhamento terapêutico e orientação profissional.
Holly Counts, PsyD
Dra.Holly Counts, Psy.D. é um psicóloga clínico licenciado em Ohio. Ela utiliza uma abordagem mente, corpo e espírito para a cura.
Daniel J. Tomasulo
Dr.Daniel J. Tomasulo, Ph.D., TEP, MFA é um psicólogo, treinador psicodrama e escritor sobre corpo docente da Universidade de Nova Jersey City

Dr. Fernando Weikamp -Neuropsicanalista - Psicanalista Clinico - CBP/SP nº 00439 Faculdades Médicas de Psicoterapia Unidas FAMEHP -São Paulo,- Diplomado em psicologia pela Universidade do Arizona em Master of Psychology and Medicine -Membro ABENEPI -Associação Brasileira de Neurologia,Psiquiatria Infantil -Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia -Membro da Associação Brasileira de Medicina Complementar -Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e Sexólogo

 

 

Informação

 

 

Atenção Internautas

 O Consultorio da Mente alerta aos internautas que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas em nome do Consultorio da Mente. As falsas mensagens informam que o usuário tem algum tipo de divida . Depois há um pedido para "clicar" em um link anexado a mensagem.

O Consultório da Mente não envia mensagens eletrônicas sobre cobranças . Somente entra em contato via e-mail com usuários que utilizaram os canais apropriados no site.

Portanto, ao receber a mensagem suspeita, orientamos que ela seja encaminhada para o endereço crime.internet@dpf.gov.br e, logo em seguida, apagada.

 

 

 

Nós temos 33 visitantes online